Kandy, Sri Lanka

Kandy, Sri Lanka

 

 

A capital das montanhas. Assim é conhecido um dos principais municípios, que já foi capital do país e hoje em dia denomina-se Kandy. No fim de uma tarde, após longo trajeto desde Udawalawe, cheguei ao local conhecido por suas belezas naturais e devoção budista. Infelizmente já era tarde demais para ver o espetáculo de dança tradicional, então segui direto para o hotel de 6… dólares, e não estrelas, chamado Hill Way Tour Inn, inserido em uma construção centenária.

 

Centro

 

Depois do check-in, saí atrás de uma lan house, já que não havia internet no hotel (assim como na maior parte do país). Passei por uma ou outra rua do centro, compostas por algumas edificações do período pré-independência, como o vitoriano hotel Queen’s.

 
kandy sri lanka
 

No caminho encontrei uma Pizza Hut. O único lugar do país em que presenciei o frescor de um condicionador de ar me surpreendeu. Não somente por isso, mas pela boa qualidade dos serviços aliada a preços equivalentes ao que era há bem mais de uma década atrás em nosso país. Aliás, não foram só os preços que eram de tanto tempo atrás, no som de fundo estava tocando Backstreet Boys e Spice Girls! Satisfeito, voltei aos aposentos.

 
kandy sri lanka
 

Cidade Sagrada de Kandy

 

O dia posterior começou com um passeio pela murada Cidade Sagrada de Kandy, no próprio centro, um complexo de construções históricas tombado em 1988 pela UNESCO. Bastante visitado por peregrinos, o cerne é o Templo do Dente de Buda (Sri Dalada Maligawa). Acredita-se que há um dos dentes do Buda ali dentro, embora não seja possível vê-lo. Vá vestido de forma respeitosa, ou seja, nada de joelhos e ombros expostos.

 
Sacred City of Kandy
 

Santuário Udawattakele

 

Em seguida, caminhei morro acima até a reserva florestal Udawattakele Sanctuary, 104 hectares protegidos de floresta equatorial de altitude. O parque está ameaçado por uma bela trepadeira exótica tóxica (Epipremnum aureum) que, sem predadores naturais, domina a cobertura do solo e escala os troncos das árvores, reduzindo a luz para as demais plantas realizarem fotossíntese.

 
Udawattakele
 

Percorri uma das trilhas do parque com esperança de encontrar (de longe) alguma das serpentes mortais do Sri Lanka, que é um dos países mais propícios para isso. Mas o que encontrei foi um bando de cerca de 10 macacos da espécie Macaca sinica, endêmicos do Sri Lanka e ameaçados de extinção. Curiosos, cautelosamente se aproximaram de mim. Gravei um vídeo para mostrar a breve, mas grata experiência do contato com esses animais inteligentes.

 

 

Almocei e corri para a rodoviária. Tive uma grande dificuldade de chegar ao meu destino seguinte, Kalpitiya, devido a informações desencontradas entre meu guia e os moradores.

Para quem tiver mais tempo disponível na cidade e quiser se deslocar um pouco mais, é válido alugar uma scooter (a partir de 50 reais) e conhecer as outras atrações: Royal Botanical Gardens, National Museum of Kandy Sri Lanka, Asgiriya International Cricket Stadium, Knuckles Mountain Range e Pinnawala Elephant Orphanage.

 

.

.

Deixe um comentário