Palhoça, SC

Palhoça, SC

 

 

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

 

Localizada na Grande Florianópolis, uma cidade com o slogan “Bela por natureza” não poderia ser diferente. Nessa terra fica o Parque da Serra do Tabuleiro, dentro do qual se encontra o Morro do Cambirela, ponto mais alto da região e encarado como um desafio por trilheiros. Nesse mesmo lugar nevou em julho de 2013, após 29 anos sem ocorrer tal fenômeno, sendo então chamado de Alpes Catarinenses.

 
alpes catarinenses palhoça
 

Em relação ao parque, você pode conhecer a sede, onde há um centro de visitação e educação ambiental que permite a aproximação com emas e capivaras, entre outros animais silvestres de vida livre.

 
parque serra tabuleiro ema
 

Há, ainda, trilhas que o levam por dentro da mata nativa da região, em contato com a natureza característica de Mata Atlântica, conforme vai sendo guiado e informado por um instrutor do parque.

 
parque serra tabuleiro fungo
 

Praia da Pinheira e Guarda do Embaú

 

Além do parque, Palhoça também é conhecida pela praia do Sonho e praia da Pinheira, de águas calmas e frequentadas sobretudo por seus moradores.

 
praia pinheira
 

Entre as duas fica a Ponta do Papagaio, cuja trilha sobre os costões rochosos leva a uma vista privilegiada da Fortaleza de Araçatuba e da praia de Navegantes no sul de Florianópolis.

 
fortaleza naufragados
 

Se prosseguir a caminhada contornando a trilha, ao atravessar um trecho de água rasa por cerca de 100 m se chega à Ilha do Papagaio, onde fica uma pousada luxuosa.

 
ponta papagaio resort
 

Ao sul da Pinheira, a última praia da cidade é a Guarda do Embaú. Além de ser destino nacional do surfe e um ponto badalado entre turistas, outra característica marcante é a necessidade de atravessar a foz do Rio da Madre para chegar à frente do mar. Poucos km acima esse rio é limpo, tanto que ali foi minha primeira experiência com o snorkeling, lá por 2005 durante saída de campo durante minha graduação.

Lastimável que o rio não chegue à praia assim, pois em parte do tempo as análises microbiológicas revelam que o local é considerado impróprio para banho. Se ainda assim você quiser atravessar, pague alguns pilas para um barqueiro, alugue um caiaque ou enfrente os coliformes fecais.

 
guarda embaú surf beach
 

Zona Urbana

 

Para dias de chuva, Palhoça possui o shopping ViaCatarina, e na divisa com São José há o Continente Park Shopping, o maior do estado. Ambos estão ao longo da rodovia BR-101.

Por fim, a Pedra Branca, área residencial no campus universitário da Unisul que inclui um centro de compras e lazer. Anualmente é realizado por ali um festival de cervejas artesanais em comemoração ao irlandês dia de São Patrício. Estive na segunda edição em 2015, junto com meus amigos Gustavo, Mazzoka e Carol. Diversas cervejarias, tipos e sabores compunham o delicioso cardápio etílico, que incluía até chope com whisky, mas meu preferido foi o red ale. O rock também não deixou nada a desejar, ao contrário das quilométricas filas dos food trucks, que incomodaram um bocado.

 
saint patrick day
 

E aí, preferem o parque, as praias ou a zona urbanizada?

 

.

.

Deixe um comentário